Um povo que se humilha

Sempre foi uma orientação de Deus ao povo de Israel que reconhecesse os seus fracassos, e sentisse o peso da dor de seus pecados, e assim volta-se para o Senhor envolvido em humilhação. Os atos de humilhar-se vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinza era a típica expressão em Israel de que o povo buscava o arrependimento.

Deus ao longo da história de Israel ensina que o verdadeiro arrependimento é que aquele que tem mais do que aparência exterior; Deus deixa claro que o verdadeiro arrependimento é aquele que vem do coração. – Jl 2.13 – “E rasgai o vosso coração, e não a vossa veste; convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque Ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em bondade.” E ainda, podemos citar o celebre texto do salmista Davi, onde diz: “O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” – Sl 51.17.

A humilhação é a capacidade que o homem tem de sentir o peso de seus pecados e atender o clamor de sua alma que busca sempre pela melhor comunhão com Deus. Humilhar-se é abrir-se a entrar pelo caminho de abrir mão de nossas razões e valores e aceitar a vontade soberana de Deus – Lc 22.42 – “Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha, mas a sua vontade.”

O texto bíblico de Tiago 4. 8-10 diz: “Chegai-vos para Deus, e Ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações. Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltará.”

A grande dádiva do Senhor é que aquele que perante Ele se humilha, por certo Ele, o Senhor, nos exalta e nos coloca no mais altos céus, em plena comunhão com Ele.

 

Pr. Juvenil dos Santos – Presidente da Assembleia de Deus em Florianópolis (SC)

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *