Um grande problema na vida do músico

Genesis 3 nos conta a história da entrada do pecado no mundo. Deus criou o ser humano perfeito, com livre arbítrio, alguém conforme a sua imagem e semelhança. Colocou o homem e a mulher no Jardim do Éden e determinou que cuidassem e dominassem sobre toda a criação. Também ordenou que não comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois no dia que dela comessem desobedeceriam e trariam consequências de morte e total separação de Deus.

O homem desobedeceu, e assim sendo contribuiu diretamente para a entrada do pecado no mundo. A exigência de Deus era apenas a obediência incondicional do ser humano. Enquanto obedecesse viveria, mas por causa da desobediência foi semeada a semente do pecado e por ela veio a morte que passou a todos nós (Rm. 5.12). Observando atentamente a história desse casal vamos perceber que tudo isto aconteceu por causa do orgulho, o ego sempre foi o pior inimigo a ser vencido por todos nós e orgulho é pecado.

Músicos em geral precisam tomar muito cuidado nesta área da vida, somos orgulhosos, por vezes presunçosos e pretensiosos, algumas vezes nos achamos a “última bolacha do pacote”, cheios de nós mesmos, inflados e inchados na soberba de se achar e tudo isso é muito perigoso. Não somos melhores do que ninguém só por que sabemos tocar um instrumento ou temos um pouco de talento musical, como todo o cristão da terra eu e você pecamos e precisamos da misericórdia de Deus sobre nossa vida, dependemos totalmente da graça de Deus pra exercer o ministério que Ele nos deu.

Algumas definições bíblicas do que seja pecado nos ajudam a aclarar e aumentar nosso nível de atenção quanto ao enfrentamento deste que é sim um problema na vida de todos que desejam servir a Deus. Segundo a palavra de Deus pecado é: transgredir a lei de Deus (1 Jo.3.4); toda injustiça (1 Jo. 5.17);  uma dívida para com Deus (Mt. 6.12); não cumprir com os deveres cristãos (Tg.4.17);  não acreditar em Jesus Cristo (Jo.16.8,9); praticar coisas duvidosas (Rm.14.13); em síntese podemos afirmar que pecado é errar o alvo (Rm.3.23). Nosso alvo como cristão é ser como Cristo, seguir seu exemplo, praticar sua palavra, viver a vida de Deus, fazer sua vontade e quando isso não acontece, erramos o alvo, ou seja, cometemos pecados.

O pecado constitui-se rebelião contra Deus, destitui e afasta o homem de Deus e tem como alguns de seus principais efeitos, coisas como: aflição e inquietação na vida de quem pecou (Is. 48.22);  afastamento da comunhão com Deus (Is. 59.2); consequente escravidão e vícios que podem neutralizar o melhor de Deus e da vida (Jo.8.34); conduz a morte eterna (Rm.6.3) e  faz perder a herança eterna que é os céus (1. Co.6.9,10), ou seja, o pecado realmente é um grande problema, mas que tem solução.

Só existe uma solução para removermos a mancha do pecado e alcançarmos a salvação para nossas vidas: acreditarmos no poder do sangue de Jesus Cristo derramado na cruz e aceitarmos a Ele como nosso Senhor e Salvador pessoal. A Palavra de Deus diz que “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” (Hb. 9.22; 1 Pe.1.8,9). O Senhor Jesus deu o Seu sangue para remissão dos pecados (Mt. 26.28) e é pelo sangue de Jesus que somos justificados diante de Deus (Rm.5.9,10).

Então meu amigo e irmão músico, o que eu e você devemos fazer pra termos direito e desfrutarmos da solução deste problema em nossa vida? Quais atitudes são necessárias? Primeiro: você e eu devemos reconhecer que somos pecadores. Que por causa disso estamos debaixo de condenação. Que nossas obras não nos salvam e que somente Jesus pode nos salvar da condenação do pecado (Hb.2.3). Segundo: após esse reconhecimento precisamos confiar que Jesus tem poder de perdoar nossos pecados e nos reconciliar com Deus. (1 Jo.1.9; At.16.31). Por fim, devemos largar de mão o nosso ORGULHO, o nosso EU e confessar e se arrepender de todos os nossos pecados.

A Palavra de Deus nos ensina em Rm.10.9,10,11,13: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Pois com coração se crê para justiça e com a boca se confessa pra salvação. Como diz a Escritura: ‘todo o que nele confia jamais será envergonhado’… porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

Finalizo reafirmando, só pra lembrar e ficar marcado em nossos corações, se eu e você realmente desejarmos buscar solução pra esse problema chamado pecado: arrependimento, fé em Jesus Cristo e confissão é o único caminho.

Autor: Pr. Adilson Antunes – Ministro de Louvor e pastor auxiliar na Assembleia de Deus de Florianópolis (SC)

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *