Um alerta sobre tentações e dificuldades diárias

Como todas as pessoas no mundo, teremos dificuldades a ser superadas sempre, pois tanto para ímpios como para justos as adversidades da vida ocorrem (Ecl. 9.2), a grande diferença está no fato de que é muito melhor enfrentar os problemas com Cristo em nossa vida. Existe até um antigo cântico que diz: “com Cristo no barco tudo vai muito bem”.

Para músicos cristãos e irmãos em geral que louvam ao Senhor é preciso sempre lembrar verdades simples acerca da caminhada cristã. Por mais que você aceitou a Jesus, está decidido a seguir e ter nova vida em Cristo, louve, cante e até ajude no reino de Deus através do ministério da música na sua igreja, você ainda terá de enfrentar problemas, continuará tendo dificuldades, aliás, foi isso que Jesus disse: “no mundo terei aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo” (Jo.16.33). A palavra de Deus também afirma que “muitas são as aflições dos justos, mas o senhor as livra de todas” (Sl. 34.19). Essas dificuldades, tribulações e tentações com variadas facetas atingem a todos nós e é por meio delas que crescemos e nos desenvolvemos na fé e maturidade cristã.

Uma vez que você tenha se entregado a Jesus e deseja seguir o seu caminho, nem é necessário muito tempo para que descubras que Satanás virá e tentará fazer com que você desista da carreira de fé em Jesus e, principalmente, se você é um músico, fará de tudo para impedir e desmotivar sua vida de serviço ao reino de Deus através da música; com toda certeza isso já está acontecendo e sempre ocorrerá. A Bíblia diz que o “diabo veio senão para matar, roubar e destruir, mas Cristo veio para dar vida e vida com abundância” (Jo.10.10). Enquanto o adversário faz todos os planos para tentar te fazer parar, Deus em contrapartida já tem revestido sua vida de graça e poder pra que você continue firme no exercício do ministério que Deus te deu.

As tentações são armadilhas elaboradas por Satanás para fazer você pecar contra Deus e regredir na vida espiritual. Por isso é importante saber que basicamente são três as fontes de tentações: a-) o diabo e suas artimanhas (1 Pe. 5.8); b-) o mundo e seu sistema de idéias contra Deus (1 Jo. 2.15,16); c-) as obras da carne e sua dominação maligna sobre a natureza humana.(Gl.5.19-21).  Relembrando sempre uma verdade simples, de que o principal objetivo das tentações é gerar dúvida acerca do que a Palavra de Deus diz ao coração daqueles que desejam ser obedientes a Jesus. Foi esta a estratégia do Diabo já na primeira tentação no Jardim do Éden (Gn.3.1-6).

Assim sendo, a grande questão é e continua sendo esta: como não se deixar vencer pelas tentações? Como não retroceder diante das dificuldades e aflições que a vida apresenta? A palavra de Deus alerta: “aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir; antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. (1 Cor 10.12,13). Isso significa dizer que Deus permite que sobrevenham sobre nós tentações do Diabo, do mundo e até aquelas que são provocadas por nós mesmos, porém sabe que podemos ser vitoriosos sobre todas elas. O próprio Jesus, nosso exemplo em tudo, venceu a tentação no deserto e deixou as dicas de como deveremos fazer para também vencermos todas as tentações e superar as dificuldades da vida, de cabeça erguida sem nunca desistir. No episódio da tentação do deserto ele demonstra qual deve ser a nossa caminhada pra vencer as tentações e dificuldades diárias: Em primeiro lugar, dar valor e acreditar na Palavra de Deus. (Mt. 4.4); segundo, preocupar-se com as necessidades espirituais acima das materiais (Mt.4.4); terceiro, não brincar com Deus, sempre levar Deus e a sua palavra a sério (Mt. 4.7); quarto, resistir a toda e qualquer influência do Diabo (Mt.410) e em quinto lugar, sendo um adorador por excelência da pessoa bendita de nosso Senhor Deus (Mt.4.10). Quem faz de Cristo a Rocha e firma os seus passos de fé nele, pode bater o vento, vendaval, tempestade que for, mas ficará de pé, nada e nem ninguém pode nos afastar de seguir e servir a este Deus quando o nosso objetivo legitimo de nossa alma é fazer com o nome de Senhor seja gloriificado em e através de nossas vidas.

As tentações e dificuldades são acontecimentos que nos levam ser aprovados por Deus, e também nos ajudam a desenvolver a perseverança e uma fé verdadeira que agrada a Deus (Tg.1.12). Lembre-se, você é mais que vencedor por Jesus Cristo nosso Senhor; Deus acredita que você possa vencer as dificuldades e tentações, seguindo com alegria a Jesus. Portanto, prossiga, nem que seja conforme o adágio que diz “devagar e sempre”.

Pr. Adilson Antunes – Ministro de louvor e pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Florianópolis (SC).

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *