Tragédia: Detonação de pedreira mata jovem no refeitório do Bom Samaritano

Uma tragédia chocou a chácara masculina do Bom Samaritano nesta sexta-feira (11). O jovem Eduardo da Silva Gnich, de 21 anos, morreu no refeitório da instituição atingido no rosto por uma pedra que veio de uma explosão da Pedreira Cedro Engenharia, vizinha do Bom Samaritano.

Eduardo tinha 21 anos e foi atingido por pedra no refeitório

Eduardo tinha 21 anos e foi atingido por pedra no refeitório

Às 11h50, a pedreira soou o sinal de que faria uma detonação. Como de praxe, todos os internos foram chamados para o refeitório que fica na entrada da chácara, a parte mais distante da pedreira. Eduardo estava sentado à mesa quando a chuva de pedras atingiu o local, às 11h55. Caíram duas pedras grandes e uma delas contra a cabeça do rapaz que morreu na hora. Outros três jovens tiveram ferimentos leves.

Filho de uma família evangélica, Eduardo veio da cidade de Rodeio (SC) e estava completando exatamente um mês em tratamento contra a dependência química. Havia entregado sua vida para Jesus e estava feliz, servindo a Deus na instituição.

Não é de hoje

Pedra que caiu ao lado do dormitório em 2011.

Pedra que caiu ao lado do dormitório em 2011.

A pedreira fica a aproximadamente 500 metros da chácara e já ocorreram diversos incidentes ao longo de 15 anos. Geralmente, antes das detonações, a empresa liga para o Bom Samaritano e avisa, para que todos fiquem na parte baixa da chácara.

No entanto, com o tempo a área de explosão foi ficando cada vez mais próxima. Dentre tantas ocorrências, em 2008, as pedras atingiram a olaria onde os alunos fazem terapias ocupacionais. Em 2011, atingiram a parede dormitório, a área de lavação de roupas e outras caíram no terreno, no centro da chácara.

Pedra grande que atingiu a olaria em 2008

Pedra grande que atingiu a olaria em 2008

Na época, foi acionada a Defesa Civil e a pedreira prometeu que faria um abrigo para que os internos tivessem um local seguro onde se proteger. “Tivemos muitas promessas, mas até agora nada foi feito por parte da empresa”, desabafou o diretor da Casa, Pr. Moisés Martins.

O pastor estava no escritório, há três metros do local onde caíram as pedras, e disse que foi um pânico geral. “Foi um alvoroço muito grande, um estrondo, o susto foi enorme, nós não temos para onde correr, não temos proteção”, destacou. “Estamos muito tristes com esta fatalidade, nosso único consolo é que este jovem já tinha se entregado para Cristo, mas a impunidade tem que acabar. Só espero que esta pedreira encerre suas atividades, pois vem ao longo destes 15 anos demonstrando sua incompetência”

A família do jovem foi informada e o corpo levado para o Instituto Médico Legal. O IGP fez a perícia no local e recolheu as pedras no início da tarde.

Pedimos orações pela família e por todos na instituição que estão chocados com o ocorrido.

Matéria da RBS TV

share

Comentários

  1. Elaine Santos : abril 12, 2014 at 4:48 pm

    muito triste meus sentimentos a familia ,es
    taremos orando….

  2. Muito Triste isso… ontem eu havia visto uma reportagem de um fato parecido em um tunel na Br 101 e graças a Deus nãoo feriu ninguem… Colocam vidas em risco, esse assunto tem que ser tratado com mais responsabilidade. Porque esta empresa que detona estas pedras não tomou providencias antes de que esse jovem tivesse perdido a vida…Lamentavel!!! meus sentimentos a todos seus familiares…

  3. Neste momento Dificil A Igreja de ascurra Intercede junto a Deus
    para confortar o coração da Familia
    o qual o Pai é o vice Presidente de nossa Igreja
    Esperamos a consolação da Parte de Deus
    Mas sem sombra de duvida a devidas responsabilidades
    arcadas em seus responsaveis pela trajedia

  4. Sandra Marques : abril 11, 2014 at 10:22 pm

    Lamentável, minhas condolências a família.

  5. SUNAMITA MARTINS : abril 11, 2014 at 7:39 pm

    Fiquei chocada demais……que Deus console a família do garoto e tb do Pastor Moises Martins e a todos.

  6. E TRISTE ESTE MOMENTO ARGUMENTAR OU DEFINIR A DOR DE UMA MAE Q PERDE UM FILHO EM RECUPERAÇAO..MAS DEUS SABE MELHOR TUDO Q ACONTECE..PRECISOU ACONTECER UMA MORTE PRA TOMAREM PROVIDENCIA NA PEDREIRA?OU SERA Q VAO IGNORAR E DIZER Q FOI UMA FATALIDADE?SERA Q VAO PAGAR UMA INDENIZAÇAO PRO BOM SAMARITANO E PRA FAMILIA DO INTERNO???OU VAO DAR MAIS UMA DESCULPA E PROMESSAS NAO CUMPRIDAS??CHOCANTE VER COMO O SER HUMANO SO TEM EM SI O GANHAR E NAO O GASTAR PRA SALVAR VIDAS..ESTE MENINO ESTAVA BUSCANDO VIVER,,E ACABOU MORTO PELO VIZINHO .E AGORA QUEM VAI SE RESPONSABILIZAR ??OU PRA QUEM VAO JOGAR A CULPA?AFINAL O GAROTO ESTAVA NO LUGAR CERTO BUSCANDO AJUDA..E MORREU ATINJIDO POR UMA PEDRA DO VIZINHO Q DESTRUIU A FAMILIA Q TINHA ESPERANÇA NA RECUPERAÇAO..Q SENTIMENTO SERA Q TEM ESTE PROPRIETARIO DA PEDREIRA??OU ESTA CANTANDO AGORA MUSICA DO MUNDO..TO NEM AI TO NEM AI….MAS PEÇO A DEUS Q CONFORTE O CORAÇAO DESTA MAE Q VIU SEU FILHO INDO PRA GLORIA PQ ANTES ACEITOU JESUS NA VIDA DELE…

  7. lidia frança : abril 11, 2014 at 6:23 pm

    meus sentimentos !!!

  8. Fernando Miguel : abril 11, 2014 at 5:36 pm

    Estaremos orando para que Deus console o coraçao desta familia,os nossos pesames…

  9. Meu Deus q triste isso..vamos orar pela família.q só Deus nesta hr pra consolar…

  10. Sandra Pereira : abril 11, 2014 at 5:15 pm

    Estamos orando pela família. Que Deus os conforte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *