O Amigo Espírito Santo

Sobre o amigo Espírito Santo é importante sabermos que apesar dos muitos simbolismos utilizados na Bíblia acerca dEle, tais como: vento, fogo, água, selo, azeite, pomba, ele é uma pessoa, ele é Deus. Não podemos nos relacionar com o Espírito Santo como se Ele fosse simplesmente uma energia, força ou um poder impessoal, a palavra de Deus nos deixa claro que o Espírito Santo é uma pessoa Divina que ama, sente, fala, ouve e tem como missão habitar em nós a fim de nos conduzir pelo caminho da salvação e do conhecimento de todas as verdades a cerca de Jesus Cristo.

O Espírito Santo habita em nós

Antes de subir aos céus, Jesus afirmou aos discípulos que estaria sempre com eles, porém isso aconteceria através do consolador Espírito Santo que habita em cada um de nós (Jo. 14.16,17). Isso é válido para nós hoje, pois a Palavra de Deus afirma que somos templo do Espírito Santo, que nosso corpo a partir do momento que entregamos nossa vida a Cristo passa a ser santuário do Espírito Santo e que por causa disso devemos glorificar a Deus através de toda a nossa vida (I Cor. 6.19,20)

Deus habita em nós através do bendito Espírito Santo e isso, ao mesmo tempo em que é um privilégio, é também uma grande responsabilidade individual (1 Cor.3.16,17; 2 Cor.6.16-18).

 

O Espírito Santo nos ajuda – Não estamos sozinhos

 

O Espírito Santo tem como missão ser nosso ajudador e consolador sempre presente para nos ensinar todas as coisas (Jo. 14.26). Vejamos algumas verdades que a Bíblia afirma acerca da missão do Espírito Santo:

Convence do pecado (Jo.16.8,9); Regenera o pecador (Tt. 3.5); Convida a Salvação (Ap.22.17); Ajuda-nos a orar e intercede por nós (Rm. 8.26); Liberta (2 Cor.3.17; Rm.8.2); Testifica de Cristo (Jo.15.26); Fala (At.13.2); Guia e conduz (Jo.16.13; Rm.8.14); Ilumina (1 Cor.2.12,14); Fortalece (Ef. 3.16); Garante que somos filhos de Deus (Rm.8.14-17).

 

O Espírito Santo nos envolve – plenitude e capacitação

 

O desejo do Espírito Santo é que deixemos Ele nos envolver totalmente (Ef.5.18). Ser cheio do Espírito Santo significa estarmos dispostos a permitir que o Espírito Santo faça conosco conforme a sua missão, isto é, aceitarmos que o Espírito Santo domine nossa vida, pois se assim fizermos estaremos simplesmente no controle total de Deus.

Também é importante você saber sobre o que significa o batismo com o Espírito Santo. Ao entregar a vida a Jesus todos recebemos o Espírito Santo, porém, o batismo com o Espírito Santo, é uma promessa de Deus e um revestimento de poder a fim de capacitar o crente para trabalhar para Jesus bem como é necessário para se alcançar um entendimento maior das coisas espirituais (At.2.4; 10.45,46; 19.2;1).

Assim sendo, o batismo com o Espírito Santo deve ser buscado, desejado ardentemente por todos os crentes em Jesus através da oração, do jejum e da devoção a Deus com propósito firme, no tempo certo você alcançará esta dádiva que está a sua disposição. Esta benção não é somente para alguns, todos podemos ser envolvidos por essa plenitude espiritual, portanto, siga a orientação da Bíblia: pedi e vos será dado, buscai e achareis, batei e vos será aberto o portal de acesso para o maior entendimento espiritual das bênçãos de Deus para sua vida (Mt.7.7).

Para concluir, quanto mais envolvido pela pessoa do Espírito Santo, muito mais Deus poderá contar com nossa vida para realizar a sua obra, portanto, todos nós devemos buscar mais intimidade e comunhão com o Espírito Santo, Ele habita em nós e quer nos envolver com sua presença magnífica e poderosa.

 

 Pr. Adilson Antunes – Ministro de Louvor e pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Florianópolis (SC).

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *