Músicos: Sede Santos

Santidade é uma responsabilidade pessoal. É claro que isto não significa dizer que eu esteja sendo antagônico a verdade concomitante de que Deus, por meio do seu Santo Espírito e pela sua Palavra, é quem nos santifica (2 Ts. 5.23; Jo.17.17), mas significa tão somente que a decisão é sim de cada um de nós quando a questão é ser santo como Deus é santo (1 Pe. 1.16). Ou seja, o que me interessa aqui é simplesmente reafirmar uma verdade bíblica de que a santificação, que é um dos aspectos determinantes pelo qual devamos ser salvos, não é responsabilidade da Igreja onde congrego, do líder do departamento do qual faço parte, nem dos pastores ou músicos que ministram comigo e sobre minha vida, santidade é minha responsabilidade, é pessoal, eu em parceria com Deus e mais ninguém.

Todos nós sabemos de casos aqui e acolá de músicos que dão mau testemunho. Gente que parece não estar nem ai com a Igreja do Senhor, que não demonstra um pingo de temor a Deus e devido respeito à Igreja de Cristo. Fazem de maneira relaxada a obra de Deus e transitam com leviandade entre o profano e o sagrado numa declarada banalização da Graça de Deus, da qual não entendem praticamente nada, pois a Graça de Deus não é e nunca será licença pra o pecado mas sim um convite para o verdadeiro amor a Deus que nos favoreceu sem que nós merecêssemos. A Graça Divina é uma convocação pra que eu viva em novidade de vida, agradando ao Senhor em tudo por causa de tudo que Ele já fez e ainda faz por mim (Rm.6.1-11).

Entretanto fazer estas constatações lamentáveis e relembrar estas verdades teológicas de como deve ser o viver cristão de nada adianta se tudo isto não for verdade aplicada a minha vida e através de mim. Por essa razão que comecei dizendo que ser santo é sim uma responsabilidade pessoal e que eu preciso ser fiel, estar de pé, não escandalizar a obra do Senhor, ficar firme e buscar a santificação todos os dias porque eu decidi que quero ver o Senhor meu Deus todos os dias, ter comunhão e intimidade com ele e viver pra glória do seu nome (Hb.12.14), apesar de cercado por gente leviana,  sem temor a Deus,  mau-caráter e que parecem não estar nem aí pra sua condição espiritual e ao bom testemunho que glorifique a Cristo,

A minha busca tem que ser em agradar a Deus, devo ser santo diante dEle. Minha preocupação deve estar em ter consciência limpa, coração puro e atitudes dignas ao olhar penetrante daquele que é Justo, Reto e Santo Deus da minha vida. Gosto muito do que escreveu a compositora Gabriela Santos na música Maior Intimidade quando se expressa a Deus em palavra de profunda adoração: “Quero viver contigo uma real intimidade, viver contigo Senhor, quero viver contigo sem qualquer sombra de falsidade, viver contigo Senhor”. O Salmista em um momento de profunda contrição, confissão e intimidade com Deus disse: “Certamente tu amas a verdade no intimo, no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo e ficarei puro, lava-me e ficarei mais alvo do que a neve”(Sl.51.6,7).

Meus irmãos! Músicos e cantores, vamos atentar para isto e cada um de nós fazer de tudo para  ser um canal limpo, que verta água limpa emanadas de um coração limpo que foi purificado pelo sangue de Jesus que perdoa a todos os nossos pecados tendo profunda comunhão com Ele, a fim de que cumpramos com este mandamento do Senhor: “Sede santos, porque eu sou Santo”. Não digo que seremos perfeitos, nem que não haveremos de falhar, mas ao menos nos esforçaremos pra viver uma vida de santidade, contando sempre com ajuda do Espírito Santo, aquele que nos ajuda em todas a nossas fraquezas (Rm.8.26). Até porque, como ouvi certa vez um pregador dizer e concordo “fraqueza não é pecado, pecado é se entregar as fraquezas sem lutar.  Que a Graça do Senhor Jesus te basta! Ser santo, esta deve ser a nossa busca. Convido você a fazer sempre esta oração, que na verdade é refrão de uma música que vai sair no próximo CD do ministério Um em Ti: ” Eu quero ser santo Jesus, me faz ser santo Jesus, santo como Tu, mais Fiel”.

Por. Pr. Adilson Antunes – Ministro de louvor e pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Florianópolis (SC).

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *