Músicos e o Relacionamento com sua Igreja Local

A palavra Igreja significa “uma reunião de pessoas chamadas para fora” a fim seguirem a Cristo Jesus. A Palavra de Deus afirma que foi o próprio Jesus quem estabeleceu e deu inicio a verdadeira Igreja, Ele é o fundador (Mt.16.18). Então, assim como o casamento, Igreja, é uma ideia de Deus.

Entretanto, é preciso dizer que a Igreja de Cristo é mais do que uma organização, denominação ou ajuntamento de pessoas, pelo contrário, é um organismo vivo representado por pessoas em toda parte do mundo vivendo a vida que emana da fé em Cristo Jesus e que forma de maneira simbólica um corpo do qual Cristo é a cabeça ou a família de Deus (Ef.1.22,23; 4.16; 2 Cor 6.18).  Todos que aceitam e confessam a Jesus como Senhor e Salvador fazem parte da Igreja; e são chamados pela Bíblia de crentes, irmãos, santos, eleitos, salvos ou ainda cristãos, estas cognominações são repletas de significados e acentuam a importância de ser e de fazer parte da Igreja de Cristo.

No entanto, é bom lembrar que além de formarmos a Igreja corpo de Cristo e família de Deus, somos individualmente também a própria igreja; pois somos habitados pelo Espírito Santo (2 Cor 3.16) e por causa disto temos uma missão determinada por Deus em sua Palavra, neste mundo, ou seja, somos Igreja e dela fazemos parte para: (1) Evangelizar o mundo – a tarefa suprema da igreja é a evangelização (At. 1.8); (2) Adorar única e exclusivamente a Deus (Is. 43.10-12); (3) Exercitar a mordomia cristã, administrar tudo que temos com amor, gratidão, obediência e fé em Deus (1 Cr.29.10 -20) com generosidade e benevolência; (4) Fazer a diferença – temos que dar testemunho de obediência em tudo a Jesus (Mt. 5. 13-16).

Uma vez dito isso acerca da Igreja, gostaria de falar sobre as duas ordenanças de Cristo para a Igreja. O batismo em águas e a Santa ceia são ordenanças do próprio Jesus e que devem ser obedecidas por todos aqueles que formam a Igreja (Mt. 28.19; Mc. 16.16; At.2.41). Quero pontuar isso porque é muito comum jovens e adolescentes já estarem envolvidos no ministério de música e ainda não terem assumido o compromisso efetivo com a sua igreja local tornando-se membro através do batismo em águas, por exemplo.

Assim sendo, é importante vermos algumas considerações específicas sobre o significado do batismo em águas. Em geral significa, em primeiro lugar, um cerimonial de ingresso do novo crente na Igreja; segundo, simboliza o início da vida espiritual, pois mostra que você decidiu morrer para o mundo e viver para Cristo( Rm.6.1-6); terceiro, o batismo em água não salva e não lava pecados de ninguém, mas é um elemento determinante que acompanha a salvação (1 Jo. 1.7,8; Ap.1.5); por fim, é um ato público  de confissão pessoal de que você aceitou a Jesus como Salvador e Senhor de sua vida e que deseja segui-lo.

As igrejas evangélicas batizam em águas por obediência a Jesus (Mt. 28.18-20). Estabelecem esta prática como requisito básico para o novo crente tornar-se membro e poder participar de outras das ordenanças de Cristo que é a Santa ceia que, na maioria de nossa Igreja Assembleia de Deus no Brasil, acontece em um culto especial realizado pelo menos uma vez por mês como memorial do sacrifício de Jesus.

Assim sendo, talvez você que é músico, e já está envolvido com atividades ministeriais na igreja local, queira perguntar por que devo me batizar? Algumas da resposta simples e até básica que posso dar é que você deve ser batizado nas águas simplesmente porque você acredita em Jesus e quer dar testemunho público da sua fé; em segundo lugar, porque você quer ser amigo de Jesus e deseja provar isso obedecendo e seguindo o seu exemplo; e terceiro, porque somente sendo batizado você pode tornar-se membro da igreja local e participar da santa ceia que é outra ordenança de Jesus; e principalmente, porque você não quer ser desobediente, omisso ou até negligente e com isso pecar, colocando em risco sua preciosa salvação.

Então se você é músico, canta e participa do ministério de louvor em sua igreja local e ainda não desceu as águas do Batismo, procure fazer isso assim que possível, procure o seu pastor ou alguém que seja responsável por esse encaminhamento na sua igreja e claro, qualquer outra dúvida pessoal que você acha que seja impedimento para o batismo em águas, deve ser comunicada ao vosso pastor, que é o ministro de Deus responsável direto pela igreja onde você congrega.

 

Pr. Adilson Antunes – Ministro de Louvor e pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Florianópolis (SC).

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *