Jovens Aprendizes do CIEE Santa Catarina promovem Gincana para ajudar o Bom Samaritano

Uma atitude inédita e plausível em prol do Bom Samaritano foi anunciada no dia 24 de abril pelo CIEE/SC, o Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Alesc).

Trata-se de uma Gincana Solidária desenvolvida pelas educadoras Paula Corrêa e Mariana Noceti, junto aos jovens que participam do Programa Aprendiz CIEE, para arrecadação de alimentos materiais de higiene pessoal. Todos os mantimentos serão doados ao Bom Samaritano no dia 25 de maio.

A ideia surgiu depois que a coordenadora da ala feminina, Margarida Borges, e algumas alunas em tratamento, visitaram o CIEE para contar experiências aos jovens que estudavam o módulo “O mundo das drogas”. “A gente conheceu o trabalho do Bom Samaritano através da aprendiz Luana, filha da irmã Margarida, e a vinda das alunas até a nossa instituição foi uma proposta muito bem aceita. Reservamos metade da tarde de um de nossos encontros com as seis turmas, onde ela falou sobre o trabalho e as meninas contaram suas experiências, muitas bem chocantes, e os nossos aprendizes fizeram muitas perguntas”, explica a educadora Mariana Noceti.

Como forma de agradecer pelos depoimentos ministrados, os jovens rapidamente aderiram à Gincana e estão buscando apoio da comunidade e de empresas parceiras. “Desde o primeiro momento não foi dito nenhum não, e o Bom Samaritano não pediu valores, diferente de algumas instituições que cobram por palestras. Então, a partir daí, houve a ideia de elaborar uma competição para que os aprendizes trouxessem alimentos e materiais de higiene pessoal. Estamos felizes com a arrecadação e o evento tomou uma proporção maior do que imaginávamos”, diz Mariana. As doações serão contabilizadas por turmas, sendo que aquela que mais pontuar será considerada a ganhadora da Gincana.

O superintendente do CIEE/SC, Aníbal Dib Mussi, destaca que “a missão da instituição é fazer o social e motivar as pessoas para que se mobilizem em prol das comunidades em geral. Neste caso específico, o trabalho foi feito com o objetivo de favorecer o Bom Samaritano, que a gente sabe muito bem que presta um excelente serviço e uma ajuda enorme à sociedade. Esses jovens são oriundos de uma população de baixa renda que sabem o quanto é importante contribuir”.

Na apresentação da Gincana, na Alesc, a coordenadora da ala feminina, Margarida Borges, falou sobre os encontros que tiveram com as turmas e o jornalista Eli Camargo descreveu as atividades desenvolvidas pelo Desafio Jovem O Bom Samaritano no resgate de pessoas à margem da sociedade. Logo após, foi exibido o documentário sobre drogas, “Selva de Pedra”, produzido pela CUFA (Central Única de Favelas) do Ceará. E em seguida, o repórter da RBS TV e membro da diretoria da CUFA de Florianópolis, Ed Soul, fez um bate papo com os jovens, onde conversaram sobre suas realidades, a vulnerabilidade da idade e principalmente debateram problemas de drogadição e do processo de destruição que as drogas causam.

Ed Soul também comentou sobre a Gincana e salientou a importância de envolver os aprendizes em ações de cunho social. “Esses jovens estão tomando a iniciativa de se antecipar, ajudando uma casa de apoio, ao invés de migrar para o mundo da dependência química. Quem dera, um dia, a Casa do Bom Samaritano não seja mais necessária, quem dera, um projeto de prevenção ao uso de drogas não seja necessário, quem dera se eu não precisasse vir aqui trocar ideia sobre este assunto. Eu deposito toda crença na juventude para que este dia chegue, para que um dia não precisemos mais trabalhar a prevenção e as casas de recuperação não sejam mais necessárias”.

 

Conheça melhor o CIEE

 

O Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina – CIEE/SC é uma associação de assistência social que atua há mais de 45 anos e promove a constante parceria entre empresas, escolas e sociedade. Muito mais do que um “agente de integração”, oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional aos jovens, servindo de elo entre o “saber” e o “fazer”.

A instituição encaminha jovens estudantes para estágios e também desenvolve, entre outras atividades, o programa CIEE Aprendiz, para a profissionalização de adolescentes e jovens dentro das empresas. “Oferecendo programas de aprendizagem e de estágio, nós conseguimos incluir socialmente inserindo-os no mercado de trabalho. Então, assim eles passam a ter uma profissão e uma renda para poder se sustentar e ajudar a família”, explica o superintendente, Aníbal Dib Mussi.

 

*Com informações da assessora de imprensa do CIEE/SC, Janahyna Motta – jornalista.

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *