Cuidado com as cisternas rotas

“Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas que não retêm as águas”. (Jr 2.13)

O profeta Jeremias viveu nos anos entre 627 e 587 a.C. Foi profeta durante quarenta anos, profetizando a Judá e as nações gentílicas. Jeremias nunca casou. Viveu no reinado de Josias, ocasião em que houve um avivamento, ainda que de pouca duração; no reinado de Zedequias, que apesar de gostar de ouvir o profeta, não colocava em prática o que ele falava; também do rei Jeoaquim que desprezava as suas palavras e inclusive tentou matá-lo. O povo de Judá estava afastando-se de Deus, este então enviou Jeremias para falar do perigo que estava incorrendo em não voltar para a fonte de águas, que é o próprio Deus. Por quarenta anos Jeremias denunciou o pecado do povo e os chamou ao arrependimento, sofrendo por isso severas privações. Foi lançado na prisão por duas vezes (Jr 37,38), foi levado forçadamente para o Egito (Jr 43), foi rejeitado por seus vizinhos (Jr 11.19-21), sua família (Jr 12.6), e pelos reis (Jr 36.23).

Cisterna, vem do hebraico “bor”: lugar cavado, poço. É um termo usado 67 vezes no Antigo Testamento, e a cisterna era um lugar onde era guardada água potável. A maioria dessas cisternas eram reservatórios cobertos, escavados na terra ou na rocha, para onde escorria o excesso das águas da chuva e guardadas para serem usadas no período da seca na Palestina que abrangia entre maio e setembro. Uma cisterna seca e abandonada podia ser usada como cárcere, conforme vemos com José e com Jeremias (Gn 37.22; Jr 38.6). Por sua vez, cisternas rotas eram cisternas rachadas, que não guardavam a água e não a mantinham limpa. Qualquer viajante que se aproxima de uma cisterna rota percebe que não há água potável. Apesar de todo trabalho dos que a escavaram, foi inútil, pois não há esperança nessa cisterna para os que a procuram.

O texto supracitado chama a nossa atenção para dois males que Judá estava cometendo: deixaram o manancial de águas vivas e cavaram cisternas rotas.

 

1- O POVO ABANDONOU O SENHOR, A FONTE DE ÁGUAS VIVAS – Jr 17.13

Deus é a fonte de água viva, nossa vida depende dele. Sem Deus você não vive. Deus é a fonte de vida abundante, Deus não é uma cisterna, mas uma fonte. Uma cisterna apenas armazena água, mas uma fonte produz água. A água corre da fonte. A fonte é inesgotável. A fonte tem água viva, água limpa, água cristalina, água que flui abundantemente. Isso é um símbolo da vida que Cristo nos oferece. Quem nele crer tem uma fonte a jorrar para a vida eterna. Quem nele crer nunca mais terá sede.

Judá abandonou o Manancial de águas vivas. Foi uma rejeição lenta, por dias sem fim. Um esquecimento despercebido, devagar, aos poucos: cedendo um pouco aqui, um pouco ali; não falando de Deus aos filhos conforme ordenava a lei mosaica; levando um cordeiro desqualificado para o sacrifício, realizando um ritual vazio, sem sentido espiritual, apenas na aparência; esqueceram das ofertas alçadas; esqueceram dos pobres e necessitados; perderam-se na prostituição. O pecado do povo é tão grave que até os céus ficam espantados e são tomados como testemunhas (Jr 2.12). É algo simplesmente inacreditável! Israel saiu da direção de Deus e procurou o Egito e a Assíria. Fez isso pensando que seria lucro, mas foi uma grande perda; pensaram que seria uma benção, mas receberam o castigo; pensaram que sairiam saciados, mas ficaram mais sedentos (Jr 2.17-19).

Se Deus é o manancial das águas vivas, por que o seu povo o abandona? Muitas vezes, o povo tem se cansado de Deus. Tem sido atraído e seduzido pelo pecado, pelo mundo, pelas cisternas rotas. Miquéias pergunta: “Povo meu, que te tenho feito? Por que te enfadaste de mim?” (Mq 6.3). O filho pródigo estava insatisfeito na casa do pai e foi para um país longínquo onde gastou tudo o que tinha vivendo dissolutamente. Após perder tudo percebeu que na casa do pai havia uma fonte inesgotável onde até os menos favorecidos tinham oportunidade para servir-se (Lc 15.11-32).

 

2- O POVO DE DEUS CAVOU CISTERNAS ROTAS QUE NÃO RETEM AS ÁGUAS

Ao invés de aproveitar os abundantes rios da Palestina, Israel estava cavando cisternas que não retinham as águas e cujas águas não eram saudáveis, causando varias doenças. A essa prática chamamos irracionalidade, loucura, autodestrutibilidade.

Por afastarem de Deus, eles cavaram cisternas rotas, quebradas, rachadas que além de não reterem as águas deixando vazar, eram cisternas em que a conservação da água ficava comprometida.

Eis o perigo de ser seduzido por algo artificial. Israel deixou o Senhor e se deixou ser seduzir por ídolos. Israel pensou: o nosso Deus é muito exigente. Queremos uma religião que nos custe menos, que nos dê mais liberdade, que não nos cobre tanto. Queremos ser livres como os outros povos para fazermos conforme a nossa própria vontade sem nos sentirmos feridos pela nossa consciência.

Cisternas rotas é a maneira humana de satisfazer suas necessidades espirituais. São Doutrinas segundo as suas próprias concupiscências capazes de amontoar mestres segundo seus próprios desejos e ambições. (II Tm 4.3). É a busca desenfreada por prazer nas coisas do mundo e um tipo do cristão que nunca guarda o que lhe é confiado (II Tm 1.14; Ap 3.11). É a aceitação do sincretismo religioso, que condensa um pouco de tudo, trazendo uma opção religiosa um pouco mais interessante. A teologia da prosperidade com suas inovações materialistas e cheias de “sementinhas” no seu bojo, nocauteando grandes lideranças que ficam assoberbadas com a garantia do dinheiro fácil.

Cisternas rotas falam da constante inversão de valores entre os cristãos pós modernos. O que era pecado, já não é mais. O que dantes prejudicava, agora parece fazer bem. Os cultos foram transformados em shows, os pregadores e cantores em estrelas pop stars, a adoração genuína em louvorsão ritmado com músicas frenéticas com letras carregadas de heresias e manipuladoras da grande massa. A igreja vira clube, o pastor que deveria ser profeta e denunciar essa inversão, pelo contrário, se deixar levar pela nova onda, pois percebe que dessa forma é mais fácil enriquecer em nome de uma fé operante totalmente distorcida daquela apresentada pelas sagradas escrituras. Os programas evangélicos de TV sob o pretexto de evangelizar, fazem grandes campanhas de sementes, num discurso que até parece ouvirmos os vendedores de indulgencias dos dias de Lutero. A oração que nos eleva até a presença do Altíssimo tem sido substituída por um determinismo condenável do tipo “eu determino”, “eu ordeno”, “eu exijo”, “eu reivindico”, como se fossemos nós a mandarmos nos desígnios do Eterno.

Ao preferir cisternas rotas, o povo alimenta-se de pó ao invés de beber da fonte. Quem troca o Senhor por outras fontes pode morrer de sede. Por causa da água que bebemos das cisternas, vivemos dias de completa insensatez, de extrema loucura. Negamos a veracidade de Deus e abandonamos o Senhor por completa ignorância das Escrituras (Os 4.6). Cavar cisternas rotas gera fadiga, exaustão, desilusão.

Até quando vamos ficar reivindicando cabritos para festejar, se desfrutamos da agradável companhia do pai? (Lc 15.29-31). Até quando vamos morrer de sede, se Cristo nos oferece água que jorra para a vida eterna? (Jo 4.10,13,14). Precisamos compreender que Deus é a fonte de águas vivas e somente Ele prove água capaz de transmitir vida (Is 55.1; Jo 4.10; 7.37-38). Precisamos entender que: O conteúdo vale mais que a aparência; a família vale mais que o serviço cristão; a igreja vale mais que os outros lugares; a Palavra de Deus vale mais que as experiências pessoais; e o Criador vale mais que a criatura.

 

Pr. Sérgio Pereira – Pastor Setorial em Florianópolis (SC), bacharel em Teologia, especializado em Teologia Prática, professor, conferencista e escritor.

share

Comentários

  1. Samuel Gomes Pinheiro : julho 13, 2024 at 12:28 pm

    Hj 13/07/24 este texto de Jeremias falando sobre cisternas rotas me veio a mente e isso é o que está acontecendo entre o povo de Deus por isso acontece tantos escândalos e heresias !

  2. Glória a Deus,é lindo ver a ação do Espirito Santo através desta mensagem!

  3. Lindo! Obrigada pastor.
    Que palavra propícia e necessária para os dias de hoje…

  4. Regilene silva de oliveir : fevereiro 25, 2023 at 7:45 am

    Que palavra que me abencou,nao quero cavar cisterna.

    Deus esse pastor que explanou de uma forma tao didatica

  5. Hoje os pastores, lideres, estao fornecendo o material para o povo cavar as cisternas, podemos sim ter nossas cisternas mas necessitam de manutencao, que nao sao feitas. O povo continua cego, olhos que nao veem e ouvidos que nao ouvem. Pastores abandonaram as ovelhas, e essas ja nao reconhecem a voz do Pastor

  6. Luis de Jesus : janeiro 9, 2023 at 9:13 am

    Amém!!!

    Que boa Palavra de Deus.

    Temos que ter cuidado para que não façamos que nem Israel deixar a Fonte Eterna e cavar Cisternas Rotas.

  7. Luis de Jesus : janeiro 9, 2023 at 9:12 am

    Amém!!!

    Que boa Palavra de Deus.

    Temia que ter cuidado par que não façamos que nem Israel deix a Fonte Eterna e cavar Cisternas Rotas.

  8. -Palavra poderosa. Abandonar (Deus) a fonte de água viva nos obriga a cavar cisternas, e muitas vezes cisternas rachadas. Que Deus tenha misericórdia de mim que eu não venha me afastar da fonte de água viva e que está à disposição de tantos quanto quiserem, pelo menos por enquanto. Glórias ao todo poderoso.

  9. Glória a Deus pela vida do autor desse texto, que foi usado pelo Deus poderoso para trazer a luz dessa palavra,obrigada por me ajudar a entender o que é uma cisterna e mais do que isso, se estamos sendo guiados pela verdadeira fonte de água viva que é o nosso Senhor Jesus Cristo.

  10. Vitória Porto : abril 24, 2022 at 12:42 am

    O que você escreveu me ajudou muito a entender o que estou vivendo, obrigada. Espero que sua vida seja muito abençoada e a de quem ler esta mensagem também!

  11. Muito boa mensagem, há tempos procuro por algo assim, real, verdadeiro, Deus te fortaleça!

  12. Rosicleia costa dos Santos Tavares : fevereiro 1, 2022 at 9:08 am

    Perfeito o comentario sobre o versiculo, muito esclarecedor, não é aquilo que muitas das vezes queremos ouvir, mas o que necessitamos..O evangelho e bem isso, o suprimento da necessidade.. Deus abençõe, fiu muito edficada..

  13. Elisângela Correia : janeiro 13, 2022 at 3:05 pm

    Oh glória amei o seu comentário sobre a passagem de Jr2v13 na verdade foi lendo a Bíblia que cheguei até aqui; sem contar que o seu comentário é extenso e nem por isso deixei de lê todo

  14. Se todos os pastores tivessem a mesma linha de pensamento, estaríamos com igrejas jorrando água viva ,enquanto isso oque muitas estão oferecendo são sisternas rotas. Parabéns pela mensagem!

  15. Darlio Alves : maio 10, 2021 at 7:52 pm

    Maravilha de mensagem
    Deus continue te usando

  16. Teresa Torres : abril 26, 2021 at 9:54 am

    Muito edificante. De fato, corremos sério risco de secarmos espiritualmente,por não estarmos ligados à fonte da vida. É preciso vigiar, pois tudo é muito sutil ; afinal na cisterna rota também tem água, ( ainda que não seja saudável) e é isso que engana. Porque se as cisternas estivessem vazias não iríamos recorrer a elas. Que Deus sempre nos dê discernimento para jamais sermos enganados ou confundidos.

  17. Palavra maravilhosa que muito me edificou;que o nosso bom Deus continue te usando com unção,poder e sabedoria.

  18. Que mensagem poderosa vindo do trono da graça!!
    Que Deus continue lhe usando grandemente!!!

  19. ESTUDO MARAVILHOSO QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO

  20. Jorge Resende Santana : setembro 12, 2020 at 1:08 am

    A Paz do Senhor Jesus, que Deus possa abençoar grandemente, gostei muito da palavra sobre a cisterna rota, pe tudo que eu penso, e está acontecendo em nossos dias, solicito favor de me enviar par o meu e-mail esta mensagem da cistera rota, obrigado desde já agradeço na Paz do Senhor Jesus, Jorge Resende.

  21. Glórias a Deus! Maravilhosa palavra, que o Senhor nos ajude a cada dia beber dessa água que é a palavra de Deus

  22. Enriquecedor!!! Como é bom ler palavras de tão grande orientação do Pai!! Vamos viver essa vida abundante

  23. Mt bom esse estudo e interpretação.

  24. Muito bom esse estudo bastante profundo Deus continue abençoando a todos

  25. Fernando Machado da Silva : fevereiro 25, 2019 at 9:11 am

    Que coisa linda Deus continue te usando pastor um forte abraço

  26. Excelente abordagem! Que Deus continue fazendo jorrar para vida eterna, através de ti.

    Abraço

    • Pr Vicente Machado : fevereiro 13, 2019 at 6:30 am

      Estamos num deserto morrendo de sede, com a teologia moderna e anti bíblica, precisamos de pastores com esse perfil para voltarmos a beber água cristalina do trono do altíssimo,,,,, abraço pastor que Deus continue te usando para glória do nome dele

  27. Raquel Alves : agosto 2, 2018 at 5:09 pm

    Precisamos de mais pastores de sua estirpe

  28. Jesus perdoa nossos pecados que são numerosos, sua palavra é vida e o Senhor é a única e verdadeira água pura que gera vida aos mortos e que salva para a vida eterna. Vivemos dias iguais na época de Jeremias onde aqueles que um dia estavam na fonte da água viva saíram para cavar cisternas rotas e se deixaram levar pelas coisas deste século. Aviva-nos Senhor, e como filhos pródigos voltemos a fonte de água viva para assim vivermos.

  29. Concordo contigo pastor. Tem gente no poço de Jacó que não sabe beber da verdadeira fonte, como já foi citado. Tem gente na beira do rio, tem coragem, mas por ignorância não sabe o que Deus quer (Juízes 7.5-6) e nem pode ir à peleja, porque perde a oportunidade de ser um escolhido.

    Que Deus o abençoe, que lhe dê mais e mais conhecimento em nome de Jesus.

  30. Concordo contigo pastor. Tem gente no poço de Jacó que não sabe beber da verdadeira fonte, como já foi citado. Tem gente na beira do rio, tem coragem, mas por ignorância não sabe o que Deus quer (Juízes 7.5-6) e nem pode ir à peleja, porque perde a oportunidade de ser um escolhido.

    Que Deus o abençoe, que lhe dê mais e mais conhecimento em nome de Jesus.

  31. Coisa linda a palavra que por si só nos lava.alimenta.cuida.protege

  32. Júlio César Martins : janeiro 24, 2018 at 6:12 pm

    Pastor, vejo da mesma forma.
    Já cavei por anos e anos cisternas rotas e não havia percebido até hoje… .
    Depositei confiança em homens, empresas, confiei em mim mesmo (maldito), e tantos outros fatores que na verdade não passam de cisternas rotas… .
    Peço perdão ao meu Deus e toda minha fé, minha adoração e esperança estará Nele a partir de agora.

    Deus te abençoe pastor é muito obrigado pela explanação. Continue!

  33. Cristina do Carmo : janeiro 15, 2018 at 3:39 pm

    Deus abençoe o Sr pastor, muito esclarecedor!!!

  34. Magnífico comentário meu Pastor, totalmente esclarecedor que Deus continue nos falando através de ti, Graça e Paz da parte do Nosso Deus Pai e da do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  35. Magnífico comentário, que Deus o abençoe meu Pastor, que possamos ser Grato e aceitar a Graça desse Deus trinu uno em nossas Vidas.
    A Sermos verdadeiramente para Honra Glória e Louvou Dele Deus.

  36. Lidia Bruno : junho 5, 2017 at 9:26 pm

    NOSSA aprendi muito, esclareceu muitas dúvidas. Louvo à Deus por sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *