A AD Floripa tem novo presidente
O pastor Josué Fernandes Cipriano assumiu a presidência da Assembleia de Deus de Florianópolis (SC) neste domingo, dia 24 de novembro. Ele sucederá o pastor Juvenil dos Santos Pereira que dirigiu a AD da Capital por 17 anos. O culto de jubilação e posse foi um evento histórico para a igreja, que reuniu autoridades políticas e eclesiásticas de várias partes do país.
O templo sede da AD Floripa ficou completamente lotado e o povo tomou conta de vários espaços para acompanhar o culto. Além da galeria, foram ocupados o salão branco no andar térreo e também o cenáculo onde a multidão assistiu pelos telões.
Durante o culto, o departamento de comunicação da AD Floripa apresentou um documentário dividido em pequenos vídeos, relatando momentos importantes da história do pastor Juvenil Pereira. Depoimentos de vários companheiros de caminhada, de familiares, e de pessoas que foram acolhidas ou tiveram suas vidas marcadas pelo ministério do pastor. Entre eles, Mateus de Quadros, um pastor que na adolescência pertencia à igreja de São Lourenço do Oeste (SC) na época que o pastor Juvenil a presidiu. “Ele foi uma grande inspiração para minha vida, mesmo sem saber, o pastor Juvenil me incentivou a aprender música e depois seguir na vida ministerial”.
Outra história marcante mostrada no culto é a de Paulinho Fernandes, cantor e pregador, que era morador de rua quando foi encontrado pelo pastor Juvenil na cidade de Jaguaruna (SC). Naquele dia, depois de conversarem na frente da igreja, Paulinho foi acolhido na casa pastoral, onde tomou um banho, se alimentou, lembrou do tempo em que servia a Jesus, cantou hinos com o pastor, e depois foram para o culto. Naquela noite, ele teve um reencontro com Jesus, voltou para a casa de seus pais e teve sua vida transformada. No culto, além do seu depoimento em vídeo, Paulinho cantou o mesmo hino que havia cantado muitos anos antes na casa do pastor, um momento que emocionou a todos.
A mensagem da palavra de Deus foi ministrada pelo presidente da AD em Joinville (SC), Pr. Sérgio Melfior, 1º secretário da Convenção das Assembleias de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná.
O presidente da Junta Executiva da CIADESCP, Pr. João Ceno Ohlweiler, dirigiu o ato de jubilação do pastor Juvenil e em seguida deu posse ao pastor Josué na presidência da igreja. O pastor Cesino Bernardino, 2º Secretário da Convenção e pastor de Camboriú (SC), orou pelos dois homens de Deus que passam a viver uma nova fase em suas vidas.
O Novo Pastor
O Pastor Josué Fernandes Cipriano é natural de Tubarão (SC), nasceu no dia 26 de dezembro de 1958. Filho do Pastor Generoso Martins Cipriano e de Luísa Fernandes Cipriano. O espírito cristão e a dedicação sempre fizeram parte do seu dia-a-dia.
Com oito anos de idade aprendeu a música e desde menino ajudava seu pai tocando e pregando em várias igrejas. Participou como trombonista em bandas de metais, conjuntos instrumentais, vocais e foi maestro em algumas igrejas.
Aos 20 anos, casou-se com a jovem Odete Fernandes Medeiros, que também pregava a Palavra de Deus e servia ao Senhor com dedicação. Desta união nasceram dois filhos: Rodrigo e Dâmaris.
Na cidade de Imbituba (SC) foi vice-presidente da igreja por cinco vezes. Em 15 de março de 1981, foi ordenado ao presbitério da igreja e, em fevereiro de 1993, a convite do Pastor Valmor Leonel Batista, integrado à Convenção da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (CIADESCP) e à CGADB.
Em 10 de fevereiro de 1994 foi ordenado à Evangelista e, em 05 de janeiro de 1997, ao ministério de Pastor. Trabalhou como Pastor auxiliar na Assembleia de Deus de Florianópolis, onde foi vice-presidente por quatro anos e meio. Na igreja de Blumenau foi vice-presidente por um ano. A primeira igreja que assumiu como Pastor presidente foi Cunha Porá (SC), em 1998, onde permaneceu por um ano. Em 1999, foi transferido para a cidade de Pomerode (SC) e permaneceu por quase quatro anos. Em novembro de 2002 a convenção o transferiu para a cidade de Jaguaruna (SC).
No dia 24 de novembro de 2013, assumiu a presidência da igreja na Capital Catarinense, sucedendo ao Pr. Juvenil dos Santos Pereira.